Lisboa, 21 a 25 de Novembro de 2022

CILB

 Colóquios Internacionais

Luso-Brasileiros

VIII CILB: Colóquios Internacionais Luso-Brasileiros 

Artes & Letras em diálogo global: nos 200 anos da independência do Brasil 

Lisboa, 21 a 25 de Novembro de 2022

Com a globalização, o diálogo entre os diferentes saberes e fazeres ultrapassou as tradicionais fronteiras políticas, disciplinares e dos media. As Letras, as Artes e as Ciências são lugares de trânsito de (re)conhecimento e de (re)criação. Na sociedade do conhecimento com comunicação mundial em tempo real, a especialização e a divisão entre “as Duas Culturas” (C. P. Snow), “estranhas mas irmãs” (Carlos Fiolhais), estão a ser ultrapassadas, mais do que pela “Terceira Cultura” (John Brockman), pelo velho sonho da unidade do conhecimento, que alguns designam agora por “Consiliência” (Eduard D. Wilson, Stephen Jay Gould, William Whewell), outros por “Teoria de Tudo” ou “do Todo”.

Nas Letras e nas Artes, a modernidade também nos fez reconhecer a importância do diálogo intenso que as fraterniza, numa caminhada que nos levou da intertextualidade mais estrita para a interdiscursividade mais fluida e para a intermedialidade. A perspectiva interartística aspira a perscrutar esse interface, actualmente, global.

Neste encontro, que se realizará no quadro de uma rede intercontinental de iniciativas, como os quatro congressos dedicados às “Figurações Interartes” (CIFI) e o seminário SIRAL 2022 “No espelho das águas: figurações interartes”, procuraremos reflectir sobre estas questões numa perspectiva global, como é habitual nestes Colóquios Internacionais Luso-Brasileiros.                 Programa: https://coloquioslusobrasi.wixsite.com/cilb2018/about-3