Lisboa, 16 a 20 de Novembro de 2020

CILB

 Colóquios Internacionais

Luso-Brasileiros

CILB - Colóquios Internacionais Luso-Brasileiros (VI Edição do antigo COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DOS OLIVAIS/LUMIAR / XXV Colóquio dos Olivais, Telheiras, Lumiar):
Que futuro para todos nós? Admirável Mundo  Novo:  realidade(s), mito(s) e utopia(s) 
18 a 20 de Novembro de 2020

Que sonho(s), mito(s), mapa(s) e (u)topias produziu e inscreveu a Humanidade na sua patrimonialidade (i)material?  Que ideias e projectos a transformaram? Que realidade(s) a constitui(em) e prospectiva(s) a informam?

Em tempo de globalização e de crise identitária, de “cultura líquida” (Zygmunt Bauman), como organizarão as comunidades o seu futuro? Como enfrentará a Humanidade os grandes problemas globais (o aquecimento, a poluição, a crise da energia e do consumo, o esgotamento dos recursos naturais, a superpopulação, a ameaça de guerra e tantos outros)? Com a perspectiva da manipulação genética, do abuso das tecnologias na vida das sociedades ao serviço de diferentes desígnios, da agenda transhumanista, da Inteligência Artificial anunciando já a Singularidade, qual o lugar e a função do Homem, entre o ‘grão de areia’ (Antiguidade Clássica) e a indefinição das fronteiras pela sua robotização e pela humanização da robótica, já com a via dos cyborgs oficialmente aberta por Neil Harbisson? Será que a “humanity is on a path to be godlike in its capabilities’ (Elon Musk, Yuval Noah Harari) ou na da "alta probabilidade de  chegar ao fim em 2050" (Existential climate-related security risk: A scenario approach, Maio/2019, segundo o Breakthrough National Centre for Climate Restoration, o BC Research, Almirante Chris Barrie, Peter Berezin e outros), que  tem razão Bill McKibben em Falter: Has the Human Game Begun to Play Itself Out? (2020)?

 

Numa altura em que o mundo anuncia turismo espacial sem saber ainda o que o constitui, lhe está na origem ou no futuro… Quais os enigmas das Esfinges contemporâneas? Quais as respostas que a actualidade ensaia? Num mundo de que Stephen Hawking se despede acenando um aviso sobre a ameaça do fim da humanidade, há, mesmo, possibilidade de Breves Respostas para as Grandes Questões (2018) com a recomendação

“Lembra-te de olhar para cima, para as estrelas e não para baixo, para os pés. Tenta encontrar sentido no que fez e pensar no sentido da existência do universo. Sê curioso. Por mais que a vida possa parecer difícil há sempre algo em que podes suceder. É importante que nunca desistas.”?

 

É no âmbito destas e de outras interrogações que este CILB  – Congresso Internacional Luso-Brasileiro (VI Edição do antigo COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DOS OLIVAIS/LUMIAR / XXV Colóquio dos Olivais, Telheiras, Lumiar, por iniciativa do Centro Cultural Eça de Queiroz/Telheiras) se desenvolverá, elegendo como tema "Que futuro para todos nós? Admirável Mundo Novo:   realidade(s), mito(s) e utopia(s)", promovido em ampla parceria interinstitucional.

No âmbito desta iniciativa realizar-se-á, no dia 18 de Novembro, na Universidade Lusófona, o SIRAL - Seminário Internacional "Religião, Arte e Literatura". Para mais informações acerca desta iniciativa consulte a página do evento em https://siralpt.wixsite.com/siral2020

FIQUE POR DENTRO

 

Inscreva-se para receber atualizações

 
 

ORGANIZAÇÃO

INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS​

 

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para coloquios.lusobrasileiros@gmail.com

© 2018 por CILB. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now